Volte ao SPIN

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Santa Dica, uma experiência messiânico-revolucionária no sertão goiano

Santa Dica, uma bela experiência messiânico-revolucionária em GO

[video:https://www.youtube.com/watch?v=87Ql2yy3qyU]

'(...) A Prisão de Dica durou 6 meses. Pressionados pela população e sem provas criminatórias o governo acabou cedendo e liberou-a. A partir daí Dica ingressou na política, seus seguidores votavam em quem ela mandasse. Formou exército e foi patenteada com a insígnia de cabo do exército brasileiro. Comandava tropa de 400 homens, que ficaram sendo conhecidos como "pés com palha e pés sem palha", pelo motivo de que sendo a tropa integrada por analfabetos, confundiam esquerda com direita. Dica então usou o estratagema de amarrar um pedaço de palha em um dos pés para poder ensinar-lhes a marchar
Fotos

Artigo

Uma bela experiência messiânico-revolucionária no CE


Sobreviventes do ataque ao Caldeirão.
Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras no CratoCeará. A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de DentroJosé Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço.
No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na Religião.

Saiba mais

Alguém sabe quem começou a guerra de Canudos?, por Rogerio Maestri

Alguém sabe quem começou a guerra de Canudos?
por Rogerio Maestri
Alguns sabem que Antônio Conselheiro comprou material para construir uma nova igreja, e que os comerciantes não enviaram os materiais. Como todo o sertanejo honesto reclamou do roubo, e lendo um texto de  Luiz Alberto Moniz Bandeira sobre a guerra de Canudos surge uma observação importante que mostra quem foi o estopim de todo o massacre dos sertanejos, que está relatado no artigo: